I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon)
Organização: PPG em Comunicação e Práticas de Consumo, ESPM
Local: São Paulo (SP)
Data: 10 e 11 de outubro de 2011
Fetichismo e visualidade no mundo do consumo
CASTRO, J. C. L.
Resumo: O termo “fetichismo” tem aplicações importantes em três diferentes áreas: a antropologia, a psicanálise e a economia política. Em todas essas aplicações, entre as quais há várias correspondências, a dimensão da visualidade desempenha um papel fundamental. Partindo da concepção marxista de fetichismo da mercadoria, Benjamin é levado a enfatizar tal dimensão por intermédio da noção de fantasmagoria, de forma a dar conta de aspectos espetaculares do mundo do consumo já detectáveis num estágio anterior do capitalismo. Dessa forma, ele antecipa desenvolvimentos teóricos mais recentes, representados, por exemplo, por Debord, Haug e Baudrillard.
Palavras-chave: fetichismo, visualidade, fantasmagoria, mercadoria, consumo.
English title: Fetishism and visuality in the consumer world
|