[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Participação em eventos]

I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon)

Organização: PPG em Comunicação e Práticas de Consumo, ESPM
Local: São Paulo (SP)
Data: 10 e 11 de outubro de 2011

Fetichismo e visualidade no mundo do consumo

CASTRO, J. C. L.

Resumo: O termo “fetichismo” tem aplicações importantes em três diferentes áreas: a antropologia, a psicanálise e a economia política. Em todas essas aplicações, entre as quais há várias correspondências, a dimensão da visualidade desempenha um papel fundamental. Partindo da concepção marxista de fetichismo da mercadoria, Benjamin é levado a enfatizar tal dimensão por intermédio da noção de fantasmagoria, de forma a dar conta de aspectos espetaculares do mundo do consumo já detectáveis num estágio anterior do capitalismo. Dessa forma, ele antecipa desenvolvimentos teóricos mais recentes, representados, por exemplo, por Debord, Haug e Baudrillard.

Palavras-chave: fetichismo, visualidade, fantasmagoria, mercadoria, consumo.

English title: Fetishism and visuality in the consumer world

Voltar à página de eventos

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]