[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

Capítulos de livros


[Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico]
AMBRA, P. E. S.; CASTRO, J. C. L.; CATANI, J.; CONCEICAO, L. H. P.; MOREIRA, L. E. V.; PORCHAT, P.; ROCHA, T. H. R.; SILVA JUNIOR, N. A histeria como questão de gênero. In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C. (orgs.). Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico. Belo Horizonte (MG), Autêntica, p. 289-313, 2018.
Resumo


[Filosofia política contemporânea]
CASTRO, J. C. L. Antecedentes do homo œconomicus neoliberal. In: CORREIA, Adriano; NASCIMENTO, Daniel; MÜLLER, Maria Cristina (orgs.). Filosofia política contemporânea. São Paulo (SP), ANPOF, p. 92-109, 2017.
Resumo


[Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI]
CASTRO, J. C. L. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. In: JESUS, Eduardo; TRINDADE, Eneus; JANOTTI, Jeder; ROXO, Marcos (orgs.). Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI. Salvador (BA), EDUFBA/Brasília (DF): Compós, p. 149-166, 2016.
Resumo Download


[From multitude to crowds: collective action and the media]
CASTRO, J. C. L. Freudian mass psychology in the age of networks. In: TORRES, E. C.; MATEUS, S. (eds.). From multitude to crowds: collective action and the media. Frankfurt am Main, Peter Lang, p. 143-154, 2015.
Resumo


[The London film and media reader 3: the pleasures of the spectacle]
CASTRO, J. C. L. Cinema, consumer society and spectacle. In: DRUMMOND, P. (ed.). The London film and media reader 3: the pleasures of the spectacle. London, The London Symposium, p. 111-121, 2015.
Resumo


[A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada]
CASTRO, J. C. L. Glocal, fetichismo cruzado e discurso do capitalismo. In: Trivinho, E. (org.). A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada. São Paulo (SP), Annablume/FAPESP, p. 89-106, 2015.
Resumo


[Histeria e gênero: sexo como desencontro]
CASTRO, J. C. L. A histeria como discurso: da estrutura clínica ao laço social. In: AMBRA, P. E. S.; SILVA JUNIOR, N.. (orgs.). Histeria e gênero: sexo como desencontro. São Paulo (SP), nVersos Editora, p. 83-106, 2014.
Resumo


[Práticas interacionais em rede]
CASTRO, J. C. L. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. In: RIBEIRO, J. C.; MIRANDA, T.; SOARES, A. T. (orgs.). Práticas interacionais em rede. Salvador (BA), Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), p. 89-101, 2014.
Resumo


[Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização]
CASTRO, J. C. L. Escrita, tipografia e inflexões do simbólico na tradição judaico-cristã. In: GOMES, P. G.; FAUSTO NETO, A.; SBARDELOTTO, M.; SOUZA, T. M. (orgs.). Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização. São Leopoldo (RS), Editora Unisinos/Casa Leiria, 2013.
Resumo


[Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea]
CASTRO, J. C. L. Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo. In: TRINDADE, E.; PEREZ, C. (orgs.). Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. Salto (SP), Editora Schoba, p. 461-469, 2010.
Resumo


[Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação]
CASTRO, J. C. L. Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos. In: MARCONDES FILHO, C. J. R. (org.). Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação. São Paulo (SP), ECA-USP, p. 355-368, 2010.
Resumo


Artigos publicados em periódicos


CASTRO, J. C. L. Between material and virtual worlds: fetishism and the discourse of capitalism. American Imago, Baltimore (MD), Johns Hopkins University Press, v. 74, n. 1, p. 23-39, Spring 2017.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Estratégias retóricas da publicidade: uma proposta de matriz classificatória. E-Compós, Brasília (DF), v. 19, n. 3, p. 1-18, setembro/dezembro de 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. The discourse of hysteria as the logic of mass consumption. Psychoanalysis, Culture & Society, Basingstoke (UK), Palgrave Macmillan, v. 21, n. 4, p. 403-421, Dec 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Social networks as dispositives of neoliberal governmentality. Journal of Media Critiques, Lincoln (UK), v. 2, n. 7, p. 85-102, 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. O corpo entre o empreendedorismo de si e as patologias contemporâneas do gozo. Sofia, Vitória (ES), v. 5, n. 1, p. 48-58, janeiro/julho de 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Applications of the Lacanian discourse theory in the field of communication. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo (SP), v. 39, n. 2, p. 99-112, maio/agosto de 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Aplicações da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo (SP), v. 39, n. 2, p. 99-113, maio/agosto de 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. Interin, Curitiba (PR), v. 21, n. 1, p. 145-163, janeiro/junho de 2016.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. The consumer as agent in neoliberalism. Matrizes, São Paulo (SP), v. 9, n. 2, p. 273-288, Jul/Dec 2015.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. O consumidor como agente no neoliberalismo. Matrizes, São Paulo (SP), v. 9, n. 2, p. 273-288, julho/dezembro de 2015.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. El imperio de las imágenes y la fluidez de las identificaciones. Flash - Boletín Electrónico del VII ENAPOL, São Paulo (SP), n. 10, agosto de 2015.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Império das imagens e fluidez das identificações. Flash - Boletim Eletrônico do VII ENAPOL, São Paulo (SP), n. 10, agosto de 2015.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. Galáxia, São Paulo (SP), v. 14, n. 27, p. 72-84, junho de 2014.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. A publicidade contemporânea e o paradigma da perversão. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo (SP), v. 11, n. 30, p. 181-198, janeiro/abril de 2014.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Imaginário moderno e o mundo do consumo. Revista Famecos, Porto Alegre (RS), v. 20, n. 3, p. 603-617, setembro/dezembro de 2013.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Cibercultura e a matriz lacaniana dos discursos. Intexto, Porto Alegre (RS), n. 28, p. 118-136, julho de 2013.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. A histeria entre a clínica e o laço social. aSEPHallus, Rio de Janeiro (RJ), v. 8, n. 15, novembro de 2012.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Consumo contemporâneo e discurso do capitalismo. Lumina, Juiz de Fora (MG), v. 6, n. 1, p. 1-7, junho de 2012.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Fetichismo e fantasmagoria no mundo do consumo. Alceu, Rio de Janeiro (RJ), v. 13, n. 25, p. 144-153, julho/dezembro de 2012.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. A dualidade do imaginário, entre Eros e Tânatos. Psicanálise & Barroco em Revista, Rio de Janeiro (RJ), v. 10, n. 1, p. 122-137, julho de 2012.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. A palavra é a morte da coisa: simbólico, gozo e pulsão de morte. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza (CE), v. 11, n. 4, p. 1405-1428, dezembro de 2011.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Eros e seus descontentes: da Reforma Protestante ao sexo virtual. Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana, Rio de Janeiro (RJ), Centro Latinoamericano de Sexualidad y Derechos Humanos - CLAM, n. 4, p. 105-126, 2010.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. Esboços, Florianópolis (SC), Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, n. 22, p. 127-138, 2009.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. O inconsciente como linguagem: de Freud a Lacan. CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, Araraquara (SP), v. 7, n. 1, p. 1-12, julho de 2009.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. Sob o signo de Narciso: identidade na sociedade de consumo e no ciberespaço. Verso e Reverso, São Leopoldo (RS), v. 23, n. 52, 2009.
Resumo Download


CASTRO, J. C. L. O paradigma da esfera na Antiguidade: mito, filosofia e psicanálise. Notandum, São Paulo (SP), n. 19, p. 45-52, janeiro/abril de 2009.
Resumo Download


Artigos aceitos para publicação


CASTRO, J. C. L. Mídia hegemônica e blogs progressistas: uma disputa de enquadramento. Eptic, Aracaju (SE).


CASTRO, J. C. L. Père-version: a relativização do Nome-do-Pai. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro (RJ).


Trabalhos completos publicados em anais de congressos


CASTRO, J. C. L. Pós-verdade e o papel do jornalismo: neoliberalismo, Brexit/Trump e redes sociais. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, São Paulo (SP), 2017.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva. Anais do IV Seminário Mídia, Política e Eleições, São Paulo (SP), 2017.
Resumo


CASTRO, J. C. L. A flexibilização da notícia na era dos algoritmos. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2017), Curitiba (PR), 2017.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. Anais do XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), São Paulo (SP), 2017.
Resumo


CASTRO, J. C. L. As injunções de performance nas redes sociais. Anais do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br), vol. 5: teorias e temas emergentes, Brasília (DF), p. 64-78, 2016.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Redes sociais como dispositivos de governamentalidade neoliberal. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016), São Paulo (SP), 2016.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Mídia hegemônica, blogs progressistas e disputa de enquadramento. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015), Rio de Janeiro (RJ), 2015.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. Anais do XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Brasília (DF), 2015.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Entre escândalos e silêncios: a fetichização da corrupção no discurso jornalístico. Anais do III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR), Florianópolis (SC), 2015.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal. Anais do VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), Rio de Janeiro (RJ), 2015.
Resumo


CASTRO, J. C. L. O consumidor como agente no neoliberalismo. Anais do IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon), São Paulo (SP), 2014.
Resumo


CASTRO, J. C. L. A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013), Manaus (AM), 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Edward Bernays and Freudian group psychology. Proceedings of the International History of Public Relations Conference, Bournemouth (Inglaterra), p. 188-193, 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Questões epistemológicas em torno do uso da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Salvador (BA), 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Instances of reification in contemporary society: work, consumption, cyberculture, and body. The International Society for the Social Studies Annual Conference Proceedings, Orlando, FL (Estados Unidos), p. 85-90, 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012), Salvador (BA), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Reforma Protestante, tipografia e virtualização do simbólico. Anais da I Jornada de Mídias e Religiões, São Leopoldo (RS), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. A morte em vida do neurótico obsessivo. Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Consumo, publicidade e estrutura perversa. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012), Fortaleza (CE), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Sujeito, desejo e identidade no discurso da histeria. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS), Campinas (SP), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Relações fetichistas entre o ciberespaço e o mundo offline. Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial), Salvador (BA), 2011.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Gozo do consumo e discurso do capitalismo. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, Rio de Janeiro (RJ), 2011.
Resumo


CASTRO, J. C. L. A tipografia e seu impacto na modernidade. Anais do I Congresso de História da Mídia do Sudeste, São Paulo (SP), p. 320-330, 2010.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Cibercultura e a matriz lacaniana dos quatro discursos. Anais do III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo (SP), 2009.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Capitalismo e discurso da universidade: Marx com Lacan. Anais do VI Colóquio Internacional Marx e Engels, Campinas (SP), 2009.
Resumo


CASTRO, J. C. L. O maravilhoso em André Breton. Anais do I Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura, Araraquara (SP), Laboratório Editorial, p. 629-640, 2009.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Consumo de massa e discurso da histeria. Anais do II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, São Paulo (SP), 2009.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Imaginário e (neo)liberalismo. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, São Paulo (SP), 2006.
Resumo


Resumos publicados em anais de congressos


CASTRO, J. C. L. As estratégias retóricas da publicidade. Caderno de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), Rio de Janeiro (RJ), p. 3-4, 2016.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Between material and virtual places: fetishism and hybridization. Book of abstracts of the Media and Place Conference, Leeds (Inglaterra), p. 1-2, 2014.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Imunização e laço social: aproximações entre Esposito e Lacan. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, São Paulo (SP), p. 95-96, 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Cinema, consumer society and spectacle. Book of abstracts of the III Annual London Film and Media Conference, Londres (Inglaterra), 2013.
Resumo


AMBRA, P. E. S.; CASTRO, J. C. L.; CATANI, J.; CONCEIÇÃO, L. H. P.; MOREIRA, L. E. V.; PORCHAT, P.; ROCHA, T. H. R.; SILVA JUNIOR, N. A histeria e a questão de gênero. Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social, São Paulo (SP), p. 18-19, 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. A sociedade de consumo entre a lógica da histeria e a lógica da perversão. Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social, São Paulo (SP), p. 11-12, 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Building identities through composites of data. Book of abstracts of the Ray Browne Conference on Popular Culture, Bowling Green (OH, Estados Unidos), 2013.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Laços sociais na sociedade de consumo. Caderno de Resumos do VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Lacanian discourses and rhetorical strategies in advertising. Book of abstracts of the Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR), Durban (África do Sul), p. 671-672, 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Discourse of hysteria as the logic of consumption. Book of abstracts of Discourse - Communication - Conversation, Loughborough (Inglaterra), 2012.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Sexualization of advertising and the imperative of enjoyment. Book of abstracts of Complicating Debates about the Sexualisation of Culture: an International Conference, Londres (Inglaterra), 2011.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Tânatos e a ordem simbólica. Caderno de resumos do IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte, Niterói (RJ), Universo, p. 84, 2010.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Deus, ciência moderna e discurso da universidade. Caderno de resumos do VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, Curitiba (PR), Editora Champagnat, p. 124, 2009.
Resumo


CASTRO, J. C. L. Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. Caderno de resumos do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, Rio de Janeiro e Niterói (RJ), p. 82-83, 2008.
Resumo


[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]