I Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP)
Organização: Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, ECA-USP
Local: São Paulo (SP)
Data: 26 e 27 de agosto de 2010
Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo
CASTRO, J. C. L.
Resumo: O desenvolvimento da produção capitalista, especialmente de um século para cá, cria a necessidade de expandir o consumo. Do ponto de vista psicanalítico, as estratégias nesse sentido envolvem a fabricação de um sujeito desejante que interpela a publicidade e os modelos que ela fornece. A publicidade, por sua vez, atua por meio de fantasias que se rebatem sobre o universo das mercadorias. Como as mercadorias não são capazes de dar conta do desejo, o ciclo se repete indefinidamente, gerando a cada vez um gozo parcial.
Palavras-chave: consumo, publicidade, desejo, gozo, psicanálise.
English title: Advertising and psychoanalysis: desire and enjoyment in the world of consumption
|