[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Participação em eventos]

XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)

Organização: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)
Local: Brasília (DF)
Data: 9 a 12 de junho de 2015

Das massas às redes: comunicação e mobilização política

CASTRO, J. C. L.

Resumo: Na passagem da sociedade moderna para a sociedade contemporânea, as massas dão lugar às redes como modelo prevalente de organização social, em função de mudanças nas lógicas econômica, de regime de dominação e comunicacional. De acordo com Freud, os sujeitos que compõem a massa identificam-se entre si em torno da adesão a um líder, e essa identificação canaliza a libido, que dá coesão à massa. O que ocorre nas redes é a multiplicação de lideranças e de identificações, e portanto a dispersão dos laços libidinais. No caso dos processos de mobilização política, eles são enormemente facilitados pela articulação em rede, apoiada nas novas tecnologias. Em contrapartida, o caráter fragmentado desses movimentos restringe a eficácia de sua intervenção nos quadros da política institucional. Experiências partidárias recentes, influenciadas pelas reflexões de Laclau e Mouffe, buscam superar as limitações da organização em rede por intermédio de formas flexíveis de unificação.

Palavras-chave: massa, rede, líder, identificação, mobilização.

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