XXX Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)
Organização: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)
Local: São Paulo (SP) (virtual)
Data: 27 a 30 de julho de 2021
Homo algorithmicus e homo œconomicus: governança algorítmica e ne(ur)oliberalismo
CASTRO, J. C. L.
Resumo: Desde Adam Smith a economia política mainstream pressupõe como seu motor um agente imbuído de racionalidade, o homo œconomicus, cuja natureza varia historicamente, culminando em sua versão neoliberal. As características dessa versão, por seu turno, são aprofundadas pela economia comportamental, que contribui para engendrar uma espécie de neuroliberalismo. Levando em conta o contexto social no qual evolvem as plataformas algorítmicas, os modelos de negócios que adotam e suas peculiaridades tecnológicas, este trabalho de reflexão teórica, baseado em pesquisa bibliográfica, estabelece um paralelismo entre o homo œconomicus ne(ur)oliberal e o usuário das plataformas, descrito como homo algorithmicus. Ne(ur)oliberalismo e governança algorítmica compartilham, como traços fundamentais, a dataficação da subjetividade, a hierarquização das preferências, o imperativo da escolha, o mito da competição e o empreendedorismo de si.
Palavras-chave: homo algorithmicus, neoliberalismo, neuroliberalismo.
English title: Homo algorithmicus and homo œconomicus: algorithmic governance and ne(ur)oliberalism
Abstract: Since Adam Smith, mainstream political economy has assumed as its engine an agent imbued with rationality, the homo œconomicus, whose nature varies historically, culminating in the neoliberal version. The characteristics of this version, in turn, are deepened by behavioral economics, which contributes to engender a kind of neuroliberalism. Taking into account the social context in which the algorithmic platforms evolve, the business models they adopt and their technological peculiarities, this work of theoretical reflection, based on bibliographic research, establishes a parallel between the ne(ur)oliberal homo œconomicus and the platform user, described as homo algorithmicus. Ne(ur)oliberalism and algorithmic governance share, as fundamental traits, the datafication of subjectivity, the hierarchization of preferences, the imperative of choice, the myth of competition and the self-entrepreneurship.
Keywords: homo algorithmicus, neoliberalism, neuroliberalism.
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