XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012)
Organização: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Local: Fortaleza (CE)
Data: 3 a 7 de setembro de 2012
Consumo, publicidade e estrutura perversa
CASTRO, J. C. L.
Resumo: A partir do modelo psicanalítico da estrutura perversa, cujo mecanismo fundamental é a Verleugnung (desmentido), este trabalho propõe-se a articular as características mais gerais do consumo e da publicidade contemporâneos. Destacam-se, entre elas, a cumplicidade com o consumidor, a sutileza da mensagem, a substituição da falta pelo fetiche, a mudança no papel da autoridade, a ilusão de onipotência do consumidor, o deslocamento de ênfase do desejo para o gozo, a normalização da transgressão e a plasticidade da identidade.
Palavras-chave: consumo, publicidade, perversão, fetichismo, Verleugnung.
English title: Consumption, advertising and perverse structure
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