XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013)
Organização: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Local: Manaus (AM)
Data: 4 a 7 de setembro de 2013
A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas
CASTRO, J. C. L.
Resumo: Este trabalho considera como característica distintiva da prática publicitária atual a cumplicidade, entendida como uma situação na qual a publicidade se posiciona como se estivesse do mesmo lado que o consumidor, divide a iniciativa com este e condiciona suas ofertas à realidade dele. Para lançar luz sobre esse fenômeno, é sugerida a utilização de abordagens teóricas ancoradas em alguns conceitos cruciais do pensamento contemporâneo: a ideologia, em Slavoj Žižek; o neoliberalismo, em Michel Foucault, acoplado à reificação, em Axel Honneth; a sociedade de controle, em Gilles Deleuze; e o discurso do capitalismo, em Jacques Lacan.
Palavras-chave: cumplicidade, ideologia, neoliberalismo, reificação, sociedade de controle, discurso do capitalismo.
English title: The complicity between advertising and consumer and its theoretical approaches
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