[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Participação em eventos]

IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon)

Organização: PPG em Comunicação e Práticas de Consumo, ESPM
Local: São Paulo (SP)
Data: 8 a 10 de outubro de 2014

O consumidor como agente no neoliberalismo

CASTRO, J. C. L.

Resumo: O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitações.

Palavras-chave: neoliberalismo, consumidor, cumplicidade, participação, empreendedorismo.

English title: The consumer as agent in neoliberalism

Voltar à página de eventos

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]