Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012)
Organização: Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), PPG em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA
Local: Salvador (BA)
Data: 10 e 11 de outubro de 2012
Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação
CASTRO, J. C. L.
Resumo: Na contemporaneidade, há uma tendência em várias áreas no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva – uma espécie de empreendedorismo pessoal. Isso se manifesta na cibercultura sob a forma, entre outras, da valorização da interatividade. No chamado amor virtual também é possível detectar essa tendência: a multiplicação de possibilidades amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão ao sujeito, em tese, a possibilidade de maior iniciativa. A contrapartida desse processo é um movimento de reificação: colocar-se como objeto, de acordo com a lógica da mercadoria, e ver os outros sob a mesma óptica.
Palavras-chave: amor virtual, empreendedorismo pessoal, reificação.
English title: Virtual love: personal entrepreneurship and reification
|