[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Gozo do consumo e discurso do capitalismo. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, Rio de Janeiro (RJ), 2011.

Resumo: O conceito lacaniano de discurso do capitalismo lança luz sobre mecanismos fundamentais do gozo na sociedade de consumo contemporânea. No capitalismo tardio, a mercadoria não apenas representa, mais do que nunca, uma condensação de significantes, como é uma expressão direta do mais-de-gozar: o ato de consumir consiste em si mesmo numa fonte de gozo. Na medida em que se reduz o papel de mediação do significante entre o sujeito e o gozo, acelera-se o circuito que vai da promessa de gozo à frustração e a uma nova promessa. Ademais, o gozo torna-se imperativo e acena-se agora com um gozo sem limites. Nesse contexto, é pertinente uma aproximação entre o gozo do consumo e o gozo da adição.

Palavras-chave: gozo, consumo, discurso do capitalismo, Lacan, adição.

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]