CASTRO, J. C. L.
Gozo do consumo e discurso do capitalismo.
Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade,
Rio de Janeiro (RJ),
2011.
Endereço original: http://www.pgpsa.uerj.br/trabalhos%20completos/Gozo_do_consumo_e_discurso_do_capitalis%20mo.pdf
Resumo: O conceito lacaniano de discurso do capitalismo lança luz sobre mecanismos fundamentais do gozo na sociedade de consumo contemporânea. No capitalismo tardio, a mercadoria não apenas representa, mais do que nunca, uma condensação de significantes, como é uma expressão direta do mais-de-gozar: o ato de consumir consiste em si mesmo numa fonte de gozo. Na medida em que se reduz o papel de mediação do significante entre o sujeito e o gozo, acelera-se o circuito que vai da promessa de gozo à frustração e a uma nova promessa. Ademais, o gozo torna-se imperativo e acena-se agora com um gozo sem limites. Nesse contexto, é pertinente uma aproximação entre o gozo do consumo e o gozo da adição.
Palavras-chave: gozo, consumo, discurso do capitalismo, Lacan, adição.
English title: Enjoyment of consumption and discourse of capitalism
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