[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. Anais do XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Brasília (DF), 2015.
Endereço original: http://www.compos.org.br/biblioteca/compos-2015-b0c169da-d4f8-4b07-9c34-7a6b3ed6153b_2798.pdf

Resumo: Na passagem da sociedade moderna para a sociedade contemporânea, as massas dão lugar às redes como modelo prevalente de organização social, em função de mudanças nas lógicas econômica, de regime de dominação e comunicacional. De acordo com Freud, os sujeitos que compõem a massa identificam-se entre si em torno da adesão a um líder, e essa identificação canaliza a libido, que dá coesão à massa. O que ocorre nas redes é a multiplicação de lideranças e de identificações, e portanto a dispersão dos laços libidinais. No caso dos processos de mobilização política, eles são enormemente facilitados pela articulação em rede, apoiada nas novas tecnologias. Em contrapartida, o caráter fragmentado desses movimentos restringe a eficácia de sua intervenção nos quadros da política institucional. Experiências partidárias recentes, influenciadas pelas reflexões de Laclau e Mouffe, buscam superar as limitações da organização em rede por intermédio de formas flexíveis de unificação.

Palavras-chave: massa, rede, líder, identificação, mobilização.

English title: From masses to networks: communication and political mobilization

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