[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Interpelação, perfilamento e performatividade em plataformas algorítmicas. Anais do XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Belo Horizonte (MG), 2018.
ISSN: 2236-4285
Endereço original: http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_MSC7D3LU3T2AXXR6UE51_27_6338_25_02_2018_09_00_26.pdf

Resumo: Plataformas algorítmicas são redes de acesso controlado que redefinem continuamente a identidade do usuário com base em dados fornecidos por ele ou extraídos de sua atividade. Para entender as circunstâncias em torno da interação do usuário com essas plataformas, são utilizadas categorias que adaptam elementos conceituais de diversas origens. A recursividade, cuja genealogia é sucintamente explorada, remonta à matemática, à tecnologia e à cibernética. A propriedade recursiva aplica-se à interpelação, que se refere à abordagem do usuário pelo algoritmo, recalibrada a cada iteração. A agência da interpelação pode distribuir-se em instâncias de alteridade representadas pelo algoritmo ou por outros atores. A interpelação opera por meio da definição ad hoc de perfis a partir da combinação de traços do usuário, o perfilamento. Este, por sua vez, consolida-se em virtude de sua assunção pelo usuário, que corresponde ao efeito performativo do algoritmo, facilitado pela recursividade.

Palavras-chave: interpelação, perfilamento, performatividade.

English title: Interpellation, profiling and performativity in algorithmic platforms

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]