CASTRO, J. C. L.
Consumo de massa e discurso da histeria.
Anais do II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação,
São Paulo (SP),
2009.
ISBN: 978-85-9979-012-0
Endereço original: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S4/julio%20cesar%20leme%20de%20castro.pdf
Resumo: Este trabalho propõe-se a entender o consumo de massa, que emerge na segunda metade do século XIX, à luz do discurso da histeria, que integra a matriz dos quatro discursos de Jacques Lacan. Ele mostra que o consumidor funciona como o sujeito dividido, impelido por seu desejo, que questiona alguém no papel de significante-mestre, por exemplo o publicitário. O resultado é a produção de um saber com características de sedução, como a publicidade. Entretanto, a disjunção entre o saber e o objeto causa do desejo, característica desse discurso, gera insatisfação e faz com que o processo se repita indefinidamente. O discurso da histeria é complementado por seu oposto, o discurso da universidade, que se relaciona ao mundo da produção, ambos representando os eixos hegemônicos da modernidade.
Palavras-chave: consumo, publicidade, propaganda, discurso da histeria, Lacan.
English title: Mass consumption and discourse of hysteria
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