[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Consumo, publicidade e estrutura perversa. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012), Fortaleza (CE), 2012.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-0710-1.pdf

Resumo: A partir do modelo psicanalítico da estrutura perversa, cujo mecanismo fundamental é a Verleugnung (desmentido), este trabalho propõe-se a articular as características mais gerais do consumo e da publicidade contemporâneos. Destacam-se, entre elas, a cumplicidade com o consumidor, a sutileza da mensagem, a substituição da falta pelo fetiche, a mudança no papel da autoridade, a ilusão de onipotência do consumidor, o deslocamento de ênfase do desejo para o gozo, a normalização da transgressão e a plasticidade da identidade.

Palavras-chave: consumo, publicidade, perversão, fetichismo, Verleugnung.

English title: Consumption, advertising and perverse structure

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