CASTRO, J. C. L.
Consumo, publicidade e estrutura perversa.
Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012),
Fortaleza (CE),
2012.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-0710-1.pdf
Resumo: A partir do modelo psicanalítico da estrutura perversa, cujo mecanismo fundamental é a Verleugnung (desmentido), este trabalho propõe-se a articular as características mais gerais do consumo e da publicidade contemporâneos. Destacam-se, entre elas, a cumplicidade com o consumidor, a sutileza da mensagem, a substituição da falta pelo fetiche, a mudança no papel da autoridade, a ilusão de onipotência do consumidor, o deslocamento de ênfase do desejo para o gozo, a normalização da transgressão e a plasticidade da identidade.
Palavras-chave: consumo, publicidade, perversão, fetichismo, Verleugnung.
English title: Consumption, advertising and perverse structure
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