[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013), Manaus (AM), 2013.
ISSN: 2175-4683

Resumo: Este trabalho considera como característica distintiva da prática publicitária atual a cumplicidade, entendida como uma situação na qual a publicidade se posiciona como se estivesse do mesmo lado que o consumidor, divide a iniciativa com este e condiciona suas ofertas à realidade dele. Para lançar luz sobre esse fenômeno, é sugerida a utilização de abordagens teóricas ancoradas em alguns conceitos cruciais do pensamento contemporâneo: a ideologia, em Slavoj Žižek; o neoliberalismo, em Michel Foucault, acoplado à reificação, em Axel Honneth; a sociedade de controle, em Gilles Deleuze; e o discurso do capitalismo, em Jacques Lacan.

Palavras-chave: cumplicidade, ideologia, neoliberalismo, reificação, sociedade de controle, discurso do capitalismo.

English title: The complicity between advertising and consumer and its theoretical approaches

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