CASTRO, J. C. L.
Mídia hegemônica, blogs progressistas e disputa de enquadramento.
Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015),
Rio de Janeiro (RJ),
2015.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3254-1.pdf
Resumo: A indústria de mídia no Brasil, altamente concentrada, caracteriza-se pela homogeneidade de enquadramento. Ademais, os veículos ligados às grandes corporações midiáticas e com as maiores audiências tendem a refletir os pontos de vista de uma minoria e nem sempre seguem os bons padrões de jornalismo. No período recente, sua radicalização ideológica abriu espaço para os chamados blogs progressistas. Estes, apesar de contarem com recursos limitados, procuram fornecer um contraponto à grande mídia, garantindo o pluralismo, oferecendo visões alternativas e monitorando seu desempenho. Entre os blogs progressistas e a mídia hegemônica é estabelecida assim uma disputa de enquadramento, ou frame contest.
Palavras-chave: jornalismo, mídia hegemônica, blogs progressistas, enquadramento, frame contest.
English title: Hegemonic media, progressive blogs, and frame contest
|