CASTRO, J. C. L.
A flexibilização da notícia na era dos algoritmos.
Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2017),
Curitiba (PR),
2017.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2755-1.pdf
Resumo: A proposta deste trabalho de articulação teórica, apoiado em pesquisa bibliográfica, é rastrear a influência dos algoritmos no conceito de notícia. Argumenta-se que esse conceito se flexibiliza na medida em que se tornam porosas as fronteiras entre os que se especializam na produção e distribuição de notícias e os demais, entre o que é notícia ou não, e entre notícias de distintos tópicos e graus de importância. A flexibilização da notícia, em termos de produção, distribuição, estatuto e contextualização, é relacionada ao enfraquecimento do papel de mediação exercido habitualmente pelo jornalismo com base em parâmetros como valores-notícia e critérios normativos, ao mesmo tempo que ganham força mecanismos algorítmicos de mediação.
Palavras-chave: notícia, noticiabilidade, valores-noticia, jornalismo, algoritmos.
English title: The flexibilization of news in the era of algorithms
|