[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. O consumo na era da interpelação algorítmica. Anais do XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), Joinville (SC), 2018.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2018/resumos/R13-1148-1.pdf

Resumo: O objetivo deste trabalho de reflexão teórica de caráter abrangente, estribado em pesquisa bibliográfica, é mostrar como os algoritmos têm influenciado a abordagem do consumidor no período recente, caracterizado pela racionalidade econômica neoliberal. Para tanto, adota-se como ponto de partida o conceito althusseriano de interpelação, adaptado para dar conta das especificidades dos algoritmos. A interpelação algorítmica do consumidor caracteriza-se pela mensurabilidade, submetendo atributos, atividades e interações a diversos tipos de métricas; pela recursividade, refinando-se continuamente com base em informações sobre si fornecidas de alguma forma pelo próprio consumidor; pelo perfilamento, definindo perfis a partir da articulação contingente de traços obtidos de cada um; e pela nichificação, agrupando perfis afins em nichos direcionados ao consumo.

Palavras-chave: interpelação algorítmica, mensurabilidade, recursividade, perfilamento, nichificação.

English title: Consumption in the era of algorithmic interpellation

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