CASTRO, J. C. L.
Governança em plataformas algorítmicas: entre controle e agência.
Anais do XLII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),
Belém (PA),
2 a 7 de setembro de 2019.
ISSN: 2175-4683
Resumo: Este trabalho de articulação teórica, baseado em pesquisa bibliográfica, aborda a relação entre controle e agência em plataformas algorítmicas. O controle envolve a coleta e a análise de dados a partir das atividades e interações dos usuários, com o desígnio de discernir padrões e tendências, o que permite antecipar e direcionar comportamentos, correspondendo assim a um aparato de vigilância intensiva e permanente. Ao mesmo tempo, cada usuário possui certo nível de agência, podendo, ao alterar seu curso de ação, influenciar a maneira como ele é apreendido e, portanto, interpelado pela plataforma. Dessa combinação de fatores emerge um modelo paradigmático de governança algorítmica, consistindo em um modo de controle flexível, modulado de acordo com a agência do usuário, que se expressa na variabilidade de seu input.
Palavras-chave: controle, agência, vigilância, governança algorítmica, plataformas algorítmicas.
English title: Governance on algorithmic platforms: between control and agency
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