CASTRO, J. C. L.
A economia da desinformação em plataformas algorítmicas.
Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),
Salvador (BA),
1 a 10 de dezembro de 2020.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1157-1.pdf
Resumo: Este trabalho de reflexão teórica, ancorado em pesquisa bibliográfica, propõe-se a demonstrar que as plataformas algorítmicas são espaços propícios à desinformação, em virtude da maneira como suas características tecnológicas são instrumentalizadas por seu modelo de negócios. Para apreender tal instrumentalização, bem como seus efeitos no que tange à desinformação, o modus operandi das plataformas é analisado sob três rubricas. Onimediação desigual é a proliferação das instâncias de mediação, cada usuário atuando em alguma medida como influenciador e sendo influenciado por incontáveis outros. Arena de atenção consiste na condição de disputa permanente entre os usuários que suplanta a esfera pública. Por fim, exposição calibrada designa o direcionamento ponderado dos conteúdos exibidos a cada usuário.
Palavras-chave: algoritmos, plataformas, desinformação, fake news, pós-verdade.
English title: The economics of disinformation on algorithmic platforms
|