[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. A economia da desinformação em plataformas algorítmicas. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Salvador (BA), 1 a 10 de dezembro de 2020.
Endereço original: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1157-1.pdf

Resumo: Este trabalho de reflexão teórica, ancorado em pesquisa bibliográfica, propõe-se a demonstrar que as plataformas algorítmicas são espaços propícios à desinformação, em virtude da maneira como suas características tecnológicas são instrumentalizadas por seu modelo de negócios. Para apreender tal instrumentalização, bem como seus efeitos no que tange à desinformação, o modus operandi das plataformas é analisado sob três rubricas. Onimediação desigual é a proliferação das instâncias de mediação, cada usuário atuando em alguma medida como influenciador e sendo influenciado por incontáveis outros. Arena de atenção consiste na condição de disputa permanente entre os usuários que suplanta a esfera pública. Por fim, exposição calibrada designa o direcionamento ponderado dos conteúdos exibidos a cada usuário.

Palavras-chave: algoritmos, plataformas, desinformação, fake news, pós-verdade.

English title: The economics of disinformation on algorithmic platforms

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]