CASTRO, J. C. L.
Conveniências e recompensas no agenciamento algorítmico.
Anais do XLIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom),
Recife (PE),
4 a 9 de outubro de 2021.
ISSN: 2175-4683
Endereço original: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt5-cd/julio-cesar-lemes-de-castro.pdf
Resumo: Os algoritmos que governam vários tipos de plataformas online apresentam uma dimensão agenciadora, que consiste no estímulo ao engajamento do usuário por meio da indução de comportamentos. O motor do agenciamento algorítmico são as predições daquilo que teria maior possibilidade de interessar a cada um. Adicionalmente, porém, o agenciamento envolve técnicas persuasivas, baseadas em conveniências e recompensas, que potencializam o efeito das predições e constituem o objeto deste trabalho de reflexão teórica, apoiado em pesquisa bibliográfica. Inspiradas em diversas fontes, como o marketing, o behaviorismo, a economia comportamental, a neurociência e a captologia, tais técnicas contribuem para a eficiência do agenciamento, ao mesmo tempo que impactam a margem de manobra para deliberação e escolha por parte do usuário.
Palavras-chave: algoritmos, agenciamento, predições, conveniências, recompensas.
English title: Conveniences and rewards in algorithmic agency
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