CASTRO, J. C. L.
O consumidor como agente no neoliberalismo.
Anais do IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon),
São Paulo (SP),
2014.
Endereço original: http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gtum/GT01_CASTRO.pdf
Resumo: O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitações.
Palavras-chave: neoliberalismo, consumidor, cumplicidade, participação, empreendedorismo.
English title: The consumer as agent in neoliberalism
|