[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal. Anais do VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), Rio de Janeiro (RJ), 2015.

Resumo: A orientação neoliberal, já indicada na campanha presidencial de Marina Silva em 2010, apareceu de forma bem mais evidente quatro anos depois, caracterizando fortemente seu programa de governo. Numa circunstância em que o neoliberalismo no mundo, em plena crise, carecia de renovação, Marina promoveu um aggiornamento do imaginário neoliberal, que nela se apresentou em versão antenada, com apelo especial para os jovens, os artistas e os intelectuais. Para tanto, ela explorou sua imagem pessoal singular, com uma história de vida incomum e vários episódios de superação. Mas Marina apoiou-se, sobretudo, nas ideias de sustentabilidade e de rede, que se harmonizam sem problemas com as propostas neoliberais; não por acaso, o partido que ela tentara criar antes das eleições, e cujo ideário impregnou sua candidatura pelo PSB, levava o nome de Rede Sustentabilidade. É interessante notar também a relação de continuidade entre o marketing político de Marina e o marketing corporativo de seus principais apoiadores.

Palavras-chave: Marina Silva, neoliberalismo, rede, sustentabilidade, imaginário.

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