CASTRO, J. C. L.
As estratégias retóricas da publicidade.
Caderno de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP),
Rio de Janeiro (RJ),
p. 3-4,
2016.
Endereço original: http://media.wix.com/ugd/bb9c7e_9332304a2cb5407391bf519c427c758a.pdf
Resumo: A proposta deste trabalho é identificar as estratégias retóricas mais abrangentes utilizadas historicamente pela publicidade. Inspirando-se na teoria lacaniana dos discursos, ele toma a cada um destes seu traço mais característico como fundamento de uma determinada estratégia retórica: a imposição (discurso do senhor), a argumentação (discurso da universidade), a sedução (discurso da histeria) e a cumplicidade (discurso do capitalismo). Tais estratégias variam de acordo com o produto, o veículo, o público e a cultura, e combinam-se de várias maneiras. De todo modo, elas tendem a evoluir com o tempo, podendo-se constatar grosso modo o predomínio sucessivo das estratégias da imposição, da argumentação, da sedução e da cumplicidade.
Palavras-chave: publicidade, retórica, discursos, Lacan.
English title: The rhetorical strategies of advertising
|