[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. As injunções de performance nas redes sociais. Anais do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br), vol. 5: teorias e temas emergentes, Brasília (DF), p. 64-78, 2016.
Endereço original: https://ulepiccbrasiliadotcom.files.wordpress.com/2017/04/ulepicc2016_anaisgt5.pdf

Resumo: Este trabalho de articulação teórica, apoiado em pesquisa bibliográfica, faz uma associação entre o funcionamento das redes sociais e o contexto geral da subjetividade neoliberal. Ele pretende mostrar como as injunções neoliberais de performance, classificadas em oito categorias, são exercidas em redes sociais como o Facebook. A conectividade diz respeito à ampliação do capital social via participação; a visibilidade da inserção leva à construção de uma marca pessoal; a agência é facilitada e induzida pelos mecanismos de operação; a plasticidade está associada à junção de múltiplas relações e facetas de si; o rendimento remete à intensidade da performance; o gozo concerne à celebração de uma aparente felicidade e realização; a mensurabilidade expressa-se na quantificação de conexões e atividades; a normatividade indica o teor imperativo genérico das demais injunções. Essas injunções combinam-se e superpõem-se de vários modos.

Palavras-chave: neoliberalismo, performance, redes sociais, Facebook.

English title: The injunctions of performance in social networks

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]