CASTRO, J. C. L.
As injunções de performance nas redes sociais.
Anais do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br), vol. 5: teorias e temas emergentes,
Brasília (DF),
p. 64-78,
2016.
Endereço original: https://ulepiccbrasiliadotcom.files.wordpress.com/2017/04/ulepicc2016_anaisgt5.pdf
Resumo: Este trabalho de articulação teórica, apoiado em pesquisa bibliográfica, faz uma associação entre o funcionamento das redes sociais e o contexto geral da subjetividade neoliberal. Ele pretende mostrar como as injunções neoliberais de performance, classificadas em oito categorias, são exercidas em redes sociais como o Facebook. A conectividade diz respeito à ampliação do capital social via participação; a visibilidade da inserção leva à construção de uma marca pessoal; a agência é facilitada e induzida pelos mecanismos de operação; a plasticidade está associada à junção de múltiplas relações e facetas de si; o rendimento remete à intensidade da performance; o gozo concerne à celebração de uma aparente felicidade e realização; a mensurabilidade expressa-se na quantificação de conexões e atividades; a normatividade indica o teor imperativo genérico das demais injunções. Essas injunções combinam-se e superpõem-se de vários modos.
Palavras-chave: neoliberalismo, performance, redes sociais, Facebook.
English title: The injunctions of performance in social networks
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