CASTRO, J. C. L.
Das massas às redes: comunicação e mobilização política.
In: JESUS, E.; TRINDADE, E.; JANOTTI, J.; ROXO, M. (orgs.).
Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI.
Salvador (BA),
EDUFBA/Brasília (DF), Compós,
p. 149-166,
2016.
ISBN: 978-85-2321-483-8
Resumo: Analisando as mudanças nas lógicas econômica, de regime de poder e comunicacional, não é difícil constatar que, na passagem da sociedade moderna para a sociedade contemporânea, as massas dão lugar às redes como modelo prevalente de organização social. De acordo com Freud, os sujeitos que compõem a massa identificam-se entre si em torno da adesão a um líder, e essa identificação canaliza a libido, que dá coesão à massa. O que ocorre nas redes é a tendência à multiplicação de lideranças e de identificações e, portanto, à dispersão dos laços libidinais. No caso dos processos de mobilização política, eles são enormemente facilitados pela articulação em rede, apoiada nas novas tecnologias. Em contrapartida, o caráter fragmentado desses movimentos restringe a eficácia de sua intervenção nos quadros da política institucional. Experiências partidárias recentes, influenciadas pelas reflexões de Laclau e Mouffe, buscam superar as limitações da organização em rede por intermédio de formas flexíveis de unificação, embora estas tampouco estejam imunes a problemas.
Palavras-chave: massa, rede, líder, identificação, mobilização.
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English title: From masses to networks: communication and political mobilization
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