CASTRO, J. C. L.
A publicidade contemporânea e o paradigma da perversão.
Comunicação, Mídia e Consumo,
São Paulo (SP),
v. 11, n. 30,
p. 181-198,
janeiro/abril de 2014.
ISSN: 1806-4981
Endereço original: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/478
Resumo: A partir do modelo psicanalítico da estrutura perversa, cujo mecanismo fundamental é a Verleugnung (desmentido), o artigo propõe-se a articular as características mais gerais da publicidade contemporânea. Destacam-se, entre elas, a cumplicidade com o consumidor, a sutileza da mensagem, a ocultação da falta pelo fetiche, a mudança no papel da autoridade, a ilusão de onipotência do consumidor, o deslocamento de ênfase do desejo para o gozo, a normalização da transgressão e a plasticidade da identidade.
Palavras-chave: publicidade, consumo, perversão, fetichismo, Verleugnung.
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English title: Contemporary advertising and the paradigm of perversion
Abstract: On the basis of the psychoanalytic model of perverse structure, whose fundamental mechanism is Verleugnung (disavowal), the paper seeks to articulate the most general characteristics of contemporary advertising. Among them, stand out the complicity with the consumer, the subtlety of the message, the concealment of the lack by fetish, the changing role of authority, the illusion of omnipotence of the consumer, the shift in emphasis from the desire to the enjoyment, the normalization of transgression, and plasticity of identity.
Keywords: advertising, consumption, perversion, fetishism, Verleugnung.
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