[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Imaginário moderno e o mundo do consumo. Revista Famecos, Porto Alegre (RS), v. 20, n. 3, p. 603-617, setembro/dezembro de 2013.

Resumo: O artigo inicialmente traça, em linhas gerais, o conceito lacaniano de imaginário, mostrando como ele se forma a partir do estádio do espelho e se ramifica em posturas de rivalidade e identificação. Em seguida, é apresentada a ascensão do imaginário na modernidade capitalista, seja na relação com a natureza e o mundo dos objetos, seja nos laços econômicos, sociais e políticos entre os homens. Finalmente, o imaginário moderno é articulado com as posturas de rivalidade e identificação que governam o mundo do consumo.

Palavras-chave: imaginário, modernidade, consumo.

Download

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]