[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Imaginário moderno e o mundo do consumo. Revista Famecos, Porto Alegre (RS), v. 20, n. 3, p. 603-617, setembro/dezembro de 2013.
ISSN: 1415-0549
DOI: 10.15448/1980-3729.2013.3.10963
Endereço original: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/10963

Resumo: O artigo inicialmente traça, em linhas gerais, o conceito lacaniano de imaginário, mostrando como ele se forma a partir do estádio do espelho e se ramifica em posturas de rivalidade e identificação. Em seguida, é apresentada a ascensão do imaginário na modernidade capitalista, seja na relação com a natureza e o mundo dos objetos, seja nos laços econômicos, sociais e políticos entre os homens. Finalmente, o imaginário moderno é articulado com as posturas de rivalidade e identificação que governam o mundo do consumo.

Palavras-chave: imaginário, modernidade, consumo.

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English title: Modern imaginary and the world of consumption

Abstract: At its outset, this article outlines broadly the Lacanian concept of imaginary, showing how it is formed from the mirror stage onward and branches into attitudes of rivalry and identification. Then, it is presented the rise of imaginary in capitalist modernity, be it in the relationship with the nature and the world of objects, or in the economic, social and political bonds between human beings. Finally, modern imaginary is articulated with the attitudes of rivalry and identification which rule the world of consumption.

Keywords: imaginary, modernity, consumption.

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