CASTRO, J. C. L.
Consumo contemporâneo e discurso do capitalismo.
Lumina,
Juiz de Fora (MG),
v. 6, n. 1,
p. 1-7,
junho de 2012.
ISSN: 1981-4070
Endereço original: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21021
Resumo: O conceito lacaniano de discurso do capitalismo lança luz sobre mecanismos fundamentais da sociedade de consumo contemporânea. No capitalismo tardio, a mercadoria não apenas representa, mais do que nunca, uma condensação de significantes, como é uma expressão direta do mais-de-gozar: o ato de consumir consiste em si mesmo numa fonte de gozo. Na medida em que se reduz o papel de mediação do significante entre o sujeito e o gozo, acelera-se o circuito que vai da promessa de gozo à frustração e a uma nova promessa. Ademais, o gozo torna-se imperativo e acena-se agora com um gozo sem limites. Nesse contexto, é pertinente uma aproximação entre o gozo do consumo e o gozo da adição.
Palavras-chave: consumo, gozo, discurso do capitalismo.
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English title: Contemporary consumption and discourse of capitalism
Abstract: The Lacanian concept of discourse of capitalism sheds light on fundamental mechanisms of contemporary consumer society. In late capitalism, merchandises not only represent, more than ever, a condensation of signifiers, but they are also a direct expression of surplus-enjoyment: the act of consumption is in itself a source of enjoyment. To the extent that the role of signifier as a mediation between subject and enjoyment is reduced, the circuit from the promise of enjoyment to the frustration and to a new promise is speeded up. Moreover, the enjoyment becomes an imperative and there is now the beckon of a boundless enjoyment. In this context it is relevant a rapprochement between the enjoyment of consumption and the enjoyment of addition.
Keywords: consumption, enjoyment, discourse of capitalism.
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