CASTRO, J. C. L.
O consumidor como agente no neoliberalismo.
Matrizes,
São Paulo (SP),
v. 9, n. 2,
p. 273-288,
julho/dezembro de 2015.
ISSN: 1982-2073
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288
Endereço original: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729
Resumo: O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitações.
Palavras-chave: neoliberalismo, consumidor, cumplicidade, participação, empreendedorismo.
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English title: The consumer as agent in neoliberalism
Abstract: In recent decades, the prevailing neoliberal discourse has highlighted the active role of the consumer. The consumer agency is associated with several factors: the rhetoric of advertising that emphasizes complicity with the consumer; technologies of self through which consumers act as entrepreneurs of themselves; interactive mechanisms that suggest increased participation; appeal to social responsibility in consumer behavior. When we look closely at each of these factors, however, the limitations of today’s presumed consumer empowerment are revealed.
Keywords: neoliberalism, consumer, complicity, participation, entrepreneurship.
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