[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo. In: TRINDADE, E.; PEREZ, C. (orgs.). Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. Salto (SP), Editora Schoba, p. 461-469, 2010.
ISBN: 978-85-8013-040-9
Endereço original: http://www.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_Propesq_pp.pdf

Resumo: O desenvolvimento da produção capitalista, especialmente de um século para cá, cria a necessidade de expandir o consumo. Do ponto de vista psicanalítico, as estratégias nesse sentido envolvem a fabricação de um sujeito desejante que interpela a publicidade e os modelos que ela fornece. A publicidade, por sua vez, atua por meio de fantasias que se rebatem sobre o universo das mercadorias. Como as mercadorias não são capazes de dar conta do desejo, o ciclo se repete indefinidamente, gerando a cada vez um gozo parcial.

Palavras-chave: consumo, publicidade, desejo, gozo, psicanálise.

English title: Advertising and psychoanalysis: desire and enjoyment in the world of consumption

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]