CASTRO, J. C. L.
Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo.
In: TRINDADE, E.; PEREZ, C. (orgs.).
Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea.
Salto (SP),
Editora Schoba,
p. 461-469,
2010.
ISBN: 978-85-8013-040-9
Endereço original: http://www.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_Propesq_pp.pdf
Resumo: O desenvolvimento da produção capitalista, especialmente de um século para cá, cria a necessidade de expandir o consumo. Do ponto de vista psicanalítico, as estratégias nesse sentido envolvem a fabricação de um sujeito desejante que interpela a publicidade e os modelos que ela fornece. A publicidade, por sua vez, atua por meio de fantasias que se rebatem sobre o universo das mercadorias. Como as mercadorias não são capazes de dar conta do desejo, o ciclo se repete indefinidamente, gerando a cada vez um gozo parcial.
Palavras-chave: consumo, publicidade, desejo, gozo, psicanálise.
English title: Advertising and psychoanalysis: desire and enjoyment in the world of consumption
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