CASTRO, J. C. L.
Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação.
In: RIBEIRO, J. C.; MIRANDA, T.; SOARES, A. T. (orgs.).
Práticas interacionais em rede.
Salvador (BA),
Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba),
p. 89-101,
2014.
ISBN: 978-85-2321-215-5
Resumo: Na contemporaneidade, há uma tendência em várias áreas no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva – uma espécie de empreendedorismo pessoal. Isso se manifesta na cibercultura sob a forma, entre outras, da valorização da interatividade. No chamado amor virtual também é possível detectar essa tendência: a multiplicação de possibilidades amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão ao sujeito, em tese, a possibilidade de maior iniciativa. A contrapartida desse processo é um movimento de reificação: colocar-se como objeto, de acordo com a lógica da mercadoria, e ver os outros sob a mesma óptica.
Palavras-chave: amor virtual, empreendedorismo pessoal, reificação.
English title: Virtual love: personal entrepreneurship and reification
|