CASTRO, J. C. L.
Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação.
Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012),
Salvador (BA),
2012.
Endereço original: http://www.simsocial2012.ufba.br/modulos/submissao/Upload/44918.pdf
Resumo: Na contemporaneidade, há uma tendência em várias áreas no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva – uma espécie de empreendedorismo pessoal. Isso se manifesta na cibercultura sob a forma, entre outras, da valorização da interatividade. No chamado amor virtual também é possível detectar essa tendência: a multiplicação de possibilidades amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão ao sujeito, em tese, a possibilidade de maior iniciativa. A contrapartida desse processo é um movimento de reificação: colocar-se como objeto, de acordo com a lógica da mercadoria, e ver os outros sob a mesma óptica.
Palavras-chave: amor virtual, empreendedorismo pessoal, reificação.
English title: Virtual love: entrepreneurship and personal reification
|