CASTRO, J. C. L.
Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos.
In: MARCONDES FILHO, C. J. R. (org.).
Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação.
,
São Paulo (SP),
ECA-USP,
p. 355-368,
2010.
ISBN: 978-85-7205-082-1
Resumo: Os discursos, para Lacan, são os tipos primaciais de laço social. Partindo de um paralelo entre os termos dos discursos (significante-mestre, bateria de significantes, sujeito dividido e objeto a) e componentes do processo comunicacional (emissor, mensagem/código/canal, receptor e motivação/ruído), este trabalho propõe uma leitura do universo da comunicação fundamentada na teoria lacaniana dos discursos. Em especial, a ideia é relacionar as diferentes espécies de discurso concebidas por Lacan com as funções mais importantes exercidas pela comunicação midiática desde o início da modernidade. Assim, o discurso da universidade é associado ao controle; o discurso da histeria, à sedução; o discurso do senhor, à ideologia; e o discurso do analista, à transformação. E, se os tipos de discursos são ideais, não se apresentando na realidade de forma pura, mas sempre combinada, o mesmo vale para as funções da mídia.
Palavras-chave: comunicação, mídia, discursos, psicanálise, Lacan.
English title: Communication as social link: roles of media in the light of the Lacanian theory of discourses
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