[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

[Publicações]

CASTRO, J. C. L. Sob o signo de Narciso: identidade na sociedade de consumo e no ciberespaço. Verso e Reverso, São Leopoldo (RS), v. 23, n. 52, 2009.

Resumo: Este trabalho parte de algumas facetas contemporâneas do capitalismo, a hegemonia do consumo, a diversificação das mercadorias e a imaterialidade. Elas são relacionadas com uma mudança nos mecanismos de reprodução social: a substituição da disciplina (Foucault) pelo controle (Deleuze) e pela sedução (Baudrillard). Tal mudança, por sua vez, é associada a uma nova economia psíquica, baseada no imperativo do gozo e na insatisfação daí resultante (Lacan, Žižek), e caracterizada pelo narcisismo (Lasch). O artigo mostra como o narcisismo se articula, de forma geral, com a construção da identidade pela mediação da imagem e do mercado e, especificamente, com a construção da identidade via ciberespaço.

Palavras-chave: capitalismo, consumo, identidade, narcisismo, ciberespaço.

Download

Voltar à página de publicações

[Home] [Apresentação] [Formação] [Publicações] [Participação em eventos] [Links] [Links]