[Julio Cesar Lemes de Castro; J. C. L. Castro; Castro, Julio Cesar Lemes de; Castro, J. C. L.]

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CASTRO, J. C. L. Sob o signo de Narciso: identidade na sociedade de consumo e no ciberespaço. Verso e Reverso, São Leopoldo (RS), v. 23, n. 52, 2009.
ISSN: 1806-6925
DOI: 10.4013/ver.2009.23.52.07
Endereço original: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/5794/3040

Resumo: Este trabalho parte de algumas facetas contemporâneas do capitalismo, a hegemonia do consumo, a diversificação das mercadorias e a imaterialidade. Elas são relacionadas com uma mudança nos mecanismos de reprodução social: a substituição da disciplina (Foucault) pelo controle (Deleuze) e pela sedução (Baudrillard). Tal mudança, por sua vez, é associada a uma nova economia psíquica, baseada no imperativo do gozo e na insatisfação daí resultante (Lacan, Žižek), e caracterizada pelo narcisismo (Lasch). O artigo mostra como o narcisismo se articula, de forma geral, com a construção da identidade pela mediação da imagem e do mercado e, especificamente, com a construção da identidade via ciberespaço.

Palavras-chave: capitalismo, consumo, identidade, narcisismo, ciberespaço.

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English title: Under the sign of Narcissus: identity in consumer society and cyberspace

Abstract: This work starts from some contemporary aspects of capitalism, the hegemony of consumption, the diversification of goods and the immateriality. These aspects are related to a change in the mechanisms of social reproduction: the replacement of discipline (Foucault) with control (Deleuze) and seduction (Baudrillard). This change, in turn, is associated to a new psychic economy, based upon the imperative of enjoyment and the resulting dissatisfaction (Lacan, Žižek), and characterized by the narcissism (Lasch). The article shows how the narcissism articulates itself, in a general way, to the construction of identity through image and market and, specifically, to the construction of identity through cyberspace.

Keywords: capitalism, consumption, identity, narcissism, cyberspace.

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